Estágio Docência

Resolução Interna nº 01/DLLV, de 04 de julho de 2012.

Delibera sobre Estágio de Docência no Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas – DLLV– CCE/UFSC

Considerando a implementação do Estágio de Docência dos alunos dos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, a presente Resolução disciplina as atividades respectivas a esse mesmo Estágio que serão desenvolvidas neste Departamento, fazendo-o em complemento à Resolução n.º 44/CPG/2010, de 9 de dezembro de 2010, que aprovou as normas de Estágio de Docência na Universidade Federal de Santa Catarina, tanto quanto em articulação com os regimentos de Programas da Pós-Graduação vinculados ao DLLV.

Art. 1º. – O Estágio de Docência na UFSC deve ser realizado em disciplinas em nível de Graduação, levando-se em conta:

I.          a área de atuação do aluno no programa de Pós-Graduação a que está vinculado;
II.        a manifestação do Departamento em que ocorre a atividade de Estágio de Docência, ratificando a atividade no semestre requerido pelo professor.

Art. 2º –  Para atender ao inciso II do Art. 1º, devem ser seguidas as seguintes normas:

I.  o aluno só poderá atuar em uma disciplina por semestre;
II.  a atividade de Estágio de Docência será desenvolvida sob a responsabilidade do professor  da disciplina;

Parágrafo 1º: É recomendável a presença em sala de aula do professor da disciplina quando o aluno estiver ministrando aulas teóricas e práticas, uma vez que toda responsabilidade da disciplina continua sendo do professor.

Parágrafo 2º: Caso o professor da disciplina não seja o orientador do aluno, o orientador também deverá estar ciente das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas pelo aluno em Estágio de Docência, manifestando-se favoravelmente a tal atuação.

III.  o professor orientador do aluno deverá elaborar e submeter  à Coordenadoria de Ensino do DLLV da respectiva área, antes do início do semestre em que o estagiário atuará, para conhecimento e aprovação, um Plano de Estágio de Docência, descrevendo sucintamente  os seguintes itens: nome da disciplina; carga horária de atuação (caso seja prevista ministração de aulas, a carga horária correspondente a essa atividade deverá ser de, no máximo, 20% das horas  da disciplina no semestre, independentemente do número de estagiários de docência na disciplina); e atividades a serem desenvolvidas em cronograma específico com a anuência de seu orientador de dissertação ou tese. Essa descrição também deverá constar do Plano de Ensino do professor da disciplina em questão.

Art.3º – Segundo propostas pelos regimentos dos Programas de Pós-Graduação, vinculados ao DLLV, consideram-se atividades acadêmicas do aluno em Estágio de Docência:

I.          elaboração do  plano de ensino e/ou de aula;
II.        preparação de aulas teóricas e práticas;
III.       ministração de aulas teóricas e/ou práticas;
IV.       participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos;
V.        dedicação a outras atividades como: preparação de apostilas, material didático, slides, preparação e auxílio em aulas práticas.

Art. 4º –  Ao término do semestre em que o estagiário atuou,  deverá ser entregue ao Coordenador de Ensino da área à qual se vinculou o Estagiário uma cópia do relatório final das Atividades de Estágio de Docência desenvolvidas no semestre.

Art. 5º  –  Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.

Art. 6º – A presente Resolução entrará em vigor após aprovação pelo Colegiado do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.

Florianópolis, 04 de julho de 2012.

ANEXO I

MODELO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

1. Descrever o acompanhamento das atividades  teóricas e/ou práticas:
• indicar quais aulas acompanhou junto ao professor supervisor;
• informar dias e temas trabalhados.

2. Descrever atividades de preparação da aula:
• indicar a carga horária utilizada para a preparação;
• informar a bibliografia estudada;
• caracterizar a confecção de material didático.

3. Descrever as atividades relacionadas à aula ministrada destacando:
• número de aulas ministradas (observando os limites estabelecidos nas normas);
• dias e horários de observação e intervenção;
• conteúdos ministrados;
• síntese do conteúdo estudado;
• metodologia de ensino e avaliação.

4. Participação em atividades extraclasse:
• indicar se houve participação em atividade extraclasse;
• caracterizar tais atividades, informando natureza e tempo despendido com elas.

5. Parecer do responsável pela disciplina e do orientador (caso o orientador não seja o responsável pela disciplina).

6. Avaliação do aluno de mestrado/doutorado sobre o estágio de docência.