Estágio Docência
Resolução Interna nº 01/DLLV, de 04 de julho de 2012.
Delibera sobre Estágio de Docência no Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas – DLLV– CCE/UFSC
Considerando a implementação do Estágio de Docência dos alunos dos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, a presente Resolução disciplina as atividades respectivas a esse mesmo Estágio que serão desenvolvidas neste Departamento, fazendo-o em complemento à Resolução n.º 44/CPG/2010, de 9 de dezembro de 2010, que aprovou as normas de Estágio de Docência na Universidade Federal de Santa Catarina, tanto quanto em articulação com os regimentos de Programas da Pós-Graduação vinculados ao DLLV.
Art. 1º. – O Estágio de Docência na UFSC deve ser realizado em disciplinas em nível de Graduação, levando-se em conta:
I. a área de atuação do aluno no programa de Pós-Graduação a que está vinculado;
II. a manifestação do Departamento em que ocorre a atividade de Estágio de Docência, ratificando a atividade no semestre requerido pelo professor.
Art. 2º – Para atender ao inciso II do Art. 1º, devem ser seguidas as seguintes normas:
I. o aluno só poderá atuar em uma disciplina por semestre;
II. a atividade de Estágio de Docência será desenvolvida sob a responsabilidade do professor da disciplina;
Parágrafo 1º: É recomendável a presença em sala de aula do professor da disciplina quando o aluno estiver ministrando aulas teóricas e práticas, uma vez que toda responsabilidade da disciplina continua sendo do professor.
Parágrafo 2º: Caso o professor da disciplina não seja o orientador do aluno, o orientador também deverá estar ciente das atividades acadêmicas a serem desenvolvidas pelo aluno em Estágio de Docência, manifestando-se favoravelmente a tal atuação.
III. o professor orientador do aluno deverá elaborar e submeter à Coordenadoria de Ensino do DLLV da respectiva área, antes do início do semestre em que o estagiário atuará, para conhecimento e aprovação, um Plano de Estágio de Docência, descrevendo sucintamente os seguintes itens: nome da disciplina; carga horária de atuação (caso seja prevista ministração de aulas, a carga horária correspondente a essa atividade deverá ser de, no máximo, 20% das horas da disciplina no semestre, independentemente do número de estagiários de docência na disciplina); e atividades a serem desenvolvidas em cronograma específico com a anuência de seu orientador de dissertação ou tese. Essa descrição também deverá constar do Plano de Ensino do professor da disciplina em questão.
Art.3º – Segundo propostas pelos regimentos dos Programas de Pós-Graduação, vinculados ao DLLV, consideram-se atividades acadêmicas do aluno em Estágio de Docência:
I. elaboração do plano de ensino e/ou de aula;
II. preparação de aulas teóricas e práticas;
III. ministração de aulas teóricas e/ou práticas;
IV. participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos;
V. dedicação a outras atividades como: preparação de apostilas, material didático, slides, preparação e auxílio em aulas práticas.
Art. 4º – Ao término do semestre em que o estagiário atuou, deverá ser entregue ao Coordenador de Ensino da área à qual se vinculou o Estagiário uma cópia do relatório final das Atividades de Estágio de Docência desenvolvidas no semestre.
Art. 5º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Art. 6º – A presente Resolução entrará em vigor após aprovação pelo Colegiado do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Florianópolis, 04 de julho de 2012.
ANEXO I
MODELO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
1. Descrever o acompanhamento das atividades teóricas e/ou práticas:
• indicar quais aulas acompanhou junto ao professor supervisor;
• informar dias e temas trabalhados.
2. Descrever atividades de preparação da aula:
• indicar a carga horária utilizada para a preparação;
• informar a bibliografia estudada;
• caracterizar a confecção de material didático.
3. Descrever as atividades relacionadas à aula ministrada destacando:
• número de aulas ministradas (observando os limites estabelecidos nas normas);
• dias e horários de observação e intervenção;
• conteúdos ministrados;
• síntese do conteúdo estudado;
• metodologia de ensino e avaliação.
4. Participação em atividades extraclasse:
• indicar se houve participação em atividade extraclasse;
• caracterizar tais atividades, informando natureza e tempo despendido com elas.
5. Parecer do responsável pela disciplina e do orientador (caso o orientador não seja o responsável pela disciplina).
6. Avaliação do aluno de mestrado/doutorado sobre o estágio de docência.