DLLV Comunidade
O DLLV, departamento da UFSC que cobre as áreas de linguística, literatura e estudos clássicos, apresenta condições para viabilizar um programa permanente de cursos extracurriculares que atenda à comunidade a partir de suas potencialidades.
Considere-se, inicialmente, que o departamento detém uma sólida tradição de investigação científica materializada em incontáveis atividades de núcleos, grupos e projetos de pesquisa. Parte do conhecimento resultante de toda essa atividade investigativa pode ser sistematizado para ser ofertado à comunidade via cursos extracurriculares, os quais podem, assim, cumprir importante função de disseminação de conhecimentos científicos e artísticos.
Um programa extracurricular também pode ter uma função na materialização dos projetos de formação profissional e cultural da comunidade, sendo esse um importante aspecto a ser considerado. Em uma consulta feita pela comissão responsável por este projeto apenas à comunidade universitária da UFSC, constatou-se um conjunto de expectativas, a partir da análise de respostas de quase 500 participantes, os quais apontaram seu desejo de fazer cursos específicos, como: escrita acadêmica; escrita criativa; revisão de textos; língua latina (latim); leitura de obras literárias; entre outras. O quadro anexo abaixo ilustra essas demandas.
Outro fator importante a se considerar para a implantação de um programa de cursos extracurriculares no DLLV é a função na formação discente. É importante, nesse contexto, considerar itens como a curricularização da extensão e a abertura de possibilidades de experiência docente aos/às estudantes do departamento e de seus programas de pós- graduação, consistindo, nesse caso, também em uma via de remuneração e manutenção de estudantes na universidade.
Com relação à curricularização da extensão, estamos prestes a passar por mudanças (no currículo do curso de Letras- Português, por exemplo – o principal curso a que o departamento atende) que demandarão novos campos de atuação aos estudantes, atualmente muito restritos ou inexistentes.
Um aspecto adicional a ser mencionado é a possibilidade de viabilizar experiência profissional aos/às estudantes, haja vista a dificuldade que eles/elas enfrentam para entrar na carreira docente, seja pela escassez de oportunidades, seja pela falta de assistência especializada (tutoria) nas oportunidades que existem.
Justificativa
O programa se justifica como uma alternativa de disseminação dos conhecimentos produzidos nas pesquisas do DLLV, consistindo ainda em um diálogo com a comunidade em termos de seus projetos de formação profissional e cultural e em uma potente experiência de formação e profissionalização para os estudantes ligados ao DLLV, na graduação e na pós- graduação.
Objetivos
Objetivo geral:
- Oferecer cursos de extensão extracurriculares à comunidade a partir das potencialidades do DLLV.
Objetivos específicos:
- Atender às demandas específicas da comunidade
- Acolher estudantes que precisarem validar horas de extensão curricular
- Contribuir para a manutenção dos estudantes na universidade a partir do pagamento de bolsas àqueles que atuarem em funções docentes
- Oferecer aos estudantes a oportunidade de ingresso carreira docente
Metodologia
O programa será estruturado em três grandes eixos: I – leitura e escrita; II – língua latina e estudos clássicos; III – formação de professores.
Cada um desses eixos acomodará cursos semestrais específicos, que poderão ser oferecidos nas modalidades semipresencial, a distância ou presencial. Por exemplo, o eixo I incluiria hipoteticamente os cursos de: escrita acadêmica, escrita criativa I (poesia); escrita criativa II (prosa); revisão de textos; leitura de obras literárias. O eixo II, os cursos de: latim extracurricular; tradução de textos latinos clássicos; leitura de obras latinas. O eixo III, cursos específicos para formação/atualização de professores, abrangendo assuntos como: metodologias de ensino de leitura e produção textual, estratégias didáticas, fonética e fonologia na educação, aquisição de linguagem, letramento e alfabetização, linguística geral, sintaxe, semântica ou ensino de língua portuguesa.
Cada curso, antes de entrar efetivamente no programa e ser oferecido à comunidade, terá planejamento, roteiros de aprendizagem e materiais didáticos previamente preparados ou selecionados por um professor especialista.
Cada um dos três eixos terá um professor-coordenador, responsável pela formação e acompanhamento dos estudantes- docentes.
A cada semestre, os cursos que estiverem devidamente estruturados (com planejamento, roteiros de aprendizagem e materiais didáticos) serão oferecidos à comunidade e, se tiverem um mínimo de alunos inscritos, a coordenação do programa procederá à seleção de estudantes-docentes para assumirem as turmas.