Optativas DLLV – 2020/1 excepcional

LLV7601 – Tópicos Especiais em Sociolinguística: Línguas em Contato
Profa. Ana Lívia dos Santos Agostinho
Às quartas-feiras das 18h30 às 22h
O objetivo desta disciplina é refletir sobre o contato de línguas e discutir teorias de análise atuais, desenvolvidas na área da crioulística e linguística de contato. Abordaremos questões relacionadas a línguas crioulas e outras línguas de contato, como teorias de gênese, características gramaticais e planejamento e política linguística em situações multilíngues.
LLV7629 – Experiências de Ensino de Línguas Portuguesa
Profa. Sandra Quarezemin
Às quintas-feiras das 18h30 às 22h

Nesta disciplina, serão trabalhadas possíveis relações entre a Linguística e a escola, a partir de um ponto de vista crítico e científico. Exploraremos pesquisas recentes que trabalham estratégias para um trabalho com a ciência da linguagem no ambiente escolar, considerando a construção da(s) Gramática(s) da Língua Portuguesa em sala de aula. Durante a disciplina, o aluno terá de ler textos específicos e refletir sobre atividades que podem ser feitas com crianças e adolescentes. Sendo assim, abordaremos a estreita relação entre teoria e prática, visando à formação qualificada do profissional docente. A disciplina se subdivide em tópicos que abordarão (i) a introdução, que contextualizará o aluno sobre o papel da Linguística no Ensino; (ii) a teoria, que trabalhará algumas pesquisas que buscam estratégias para se fazer ciência da linguagem na escola; (iii) a prática, que desafiará os alunos a pensarem em atividades de cunho prático para trabalhar a gramática na educação básica.
LLV7708 – Literatura e Memória
Profa. Tânia Regina Oliveira Ramos
Às terças-feiras das 18h30 às 22h
O objetivo de Literatura e Memória enquanto disciplina optativa é proporcionar leituras e escritas centradas em textualidades várias, históricas, literárias, culturais e cinematográficas para entendimento de narrativas de si e re(a)presentações, um encontro entre a leitura, as vidas como (pre)textos do corpo, de imagens, de ficções, memórias e subjetividades. Alguns caminhos serão percorridos entre eles: a história individual e as histórias na/da literatura; os cânones e a possibilidade de um diálogo com as invisibilidades; os biografemas; as tecnologias de si em tempo de emparedados (de Cruz e Souza às narrativas da pandemia).
LLV7730 – História da Música Popular Brasileira I
Profa. Tereza Virgínia de Almeida
Às sextas-feiras das 13h30 às 17h
A disciplina tem como objetivo apresentar um panorama da história da música popular brasileira no século XX. Pretende-se acompanhar as mudanças tecnológicas ocorridas nos processos de gravação e difusão de música do início até a década de 80 do século passado.
LLV7733 – Literatura e Cinema
Prof. Ricardo Gaiotto de Moraes
Às quintas-feiras das 08h20 às 11h50
A recepção de Bacurau (2019) e Aquarius (2016), dirigidos por Kléber Mendonça Filho, tem destacado estes filmes como metáforas para as tensões da sociedade brasileira atual. Neles, os cenários, respectivamente, um povoado isolado no interior da região nordeste e a metrópole Recife, e os protagonistas, Pacote, um líder nato ex-transgressor, e Alice, mulher idosa que resiste às investidas contra suas vontades, provocam paixões tanto no público quanto na crítica. As imagens desses vários sertões e de suas comunidades aparecem, na produção do cinema pernambucano, como elementos pujantes, capazes de movimentar debates acerca das complexidades da sociedade brasileira atual. O curso propõe focalizar este fenômeno cultural, a partir da análise comparativa de produções cinematográficas, contos e romances, que tenham como tema o sertão – em sua polifonia, partindo do pressuposto de que estudar a imagem de um local é, como afirma Albuquerque Jr (2011), elaborar um processo de reconstrução e desconstrução de um grupo de enunciados e imagens que se transformam em diferentes discursos, épocas e estilos. Assim, o corpus da disciplina, será composto tanto de obras como Vida Secas, romance de Graciliano Ramos e produção cinematográfica de Nelson Pereira dos Santos, quanto de produções contemporâneas como a narrativa literária Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende, e os filmes como Bacurau, Boi Neon e, nesta modalidade de ensino remoto, contará com a possibilidade de acompanhar a produção cinematográfica de mostras e festivais.
LLV7736 – Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Profa. Susan Aparecida de Oliveira
2.1330-2 e 4.1330-2
A disciplina aborda o período pré e pós-independência colonial de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, apresentando questões históricas, sociais e políticas dos referidos contextos e como neles se organizaram as literaturas nacionais com as suas principais características e principais autores os quais serão lidos durante o semestre.