Moção de defesa dos direitos dos povos originários brasileiros.

17/05/2017 15:28

O Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e o Curso de Letras (DLLV) e o Departamento e Curso de Jornalismo (JOR) da Universidade Federal de Santa Catarina juntam-se às organizações civis e às sociedades científicas do Brasil e do exterior na defesa dos direitos dos povos originários brasileiros que vêm sendo constantemente ameaçados pelo atual Governo Federal.

Há meses o desmonte da Funai – Fundação Nacional do Índio – é denunciado por diferentes entidades e pela imprensa independente, com impacto direto na política indigenista estabelecida na Constituição Federal. O próprio ex-presidente do órgão, demitido este mês, denunciou que o Governo Temer age em defesa dos ruralistas. Em janeiro, o Ministério da Justiça publicou uma portaria que altera os parâmetros de demarcação de terras indígenas, ignorando qualquer diálogo com o Conselho Nacional de Política Indigenista – CNPI e com os povos indígenas, atendendo a interesses dos grandes latifundiários. Os conflitos por terras historicamente têm contribuído para dizimar a população indígena e o ataque violento contra o povo Gamela, no Maranhão, comprova a necessidade de políticas públicas que incluam tais povos e não os ameace ainda mais.

Diante do atual cenário, consideramos que não podemos nos calar, sobretudo porque fazemos parte de uma Universidade que formou sua primeira turma da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LII) em 2015, evento que entrou para a história da instituição, e adota políticas de ações afirmativas para os povos indígenas há anos, reafirmando a sua responsabilidade social e compromisso com a construção da cidadania, visando uma sociedade diversa e inclusiva, onde prevaleçam a igualdade de direitos e o respeito a todos os povos.

Florianópolis, 16 maio de 2017.

Assinam também:
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor)
Coordenação do Curso de Jornalismo
Centro Acadêmico Livre de Jornalismo (CALJ)
Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)